Soco na cara: falta de tempo?

Ontem estava numa reunião e uma pessoa citou um curso sobre produtividade. Fiquei super interessada e fui dar um google  nisso. Li um monte de coisa, vi um monte de vídeo e estou até pensando (mesmo!) em fazer um workshop. Mas, enquanto o científico não vem, quero compartilhar com vocês uma reflexão!

coelho-branco-de-alice-no-pac3ads-das-maravilhasHoje é tudo pra ontem, informação o tempo todo, celular que te conecta com o mundo, computador 24h/ dia, redes sociais, trabalho, ocupações, entregas, vida social… CARACA! Muita coisa. A gente começa o dia fazendo uma listinha de coisas para fazer/ resolver e depois de uns 37 itens já estamos desesperados, arrancando todos os cabelos. E o pior: no final do dia não fizemos nem metade do que a gente queria e a “desculpa” é sempre a mesma: NÃO TIVE TEMPO.

Tempo? Será mesmo que você não teve tempo? Ou será que o grande problema foi FALTA DE FOCO?

Vamos lá! Quantas coisas você faz ao mesmo tempo e não termina nenhuma? Quantas vezes por dia você interrompe um processo de trabalho para responder o whatsapp ou conferir o instagram? E facebook então? Quanto tempo você passa respondendo mensagens?

Alice_in_the_Wonderland_by_AlanCruzConte-me mais sobre isso!

Estou falando isso porque é exatamente o que eu faço. Começo um planejamento, aí paro pra checar um email e passo o email na frente, aí lembro que tenho que resolver uma coisa com o pessoal de mídia e quando volto pra minha mesa tem umas 67 mensagens no whatsapp. Aí quando eu menos espero, lá se foram 3 horas do meu dia e o planejamento ali, me esperando todo bonitão. Resultado final: adeus cinema, happy hour, jantarzinho  vida social, eu vou trabalhar até tarde.

Se você sabe usar muito bem as horas do seu dia, parabéns! Eu não sei e acho que muita gente não sabe. Não é falta de tempo, é simplesmente falta de foco em uma coisa. É o tal de querer abraçar o mundo com os próprios braços, resolver tudo de uma vez e pra agora e não ter prioridades. Estou fazendo errado e quero mudar, não quero mais “não ter tempo” para fazer as coisas, quero usar bem o tempo que tenho. Quero produzir MAIS no tempo CERTO.

Não tem mágica. Tem concentração + força de vontade  + planejamento e… PLIM! Você tem o tempo livre que sempre quis.

A partir de hoje vou me treinar para me livrar dos meus pesos inúteis no dia a dia, de tudo aquilo que rouba a minha atenção e “só uns minutinhos”. E para quem está no mesmo barco, o chrome tem uma extensão muito legal (indicação de uma colega de trabalho!), o POMODORO. Você programa quanto tempo vai trabalhar, tipo 30 minutos sem parar, e quanto tempo vai tirar para descansar, 5 minutos. Aí, durante esses 30 minutos o chrome fica bloqueado para abrir qualquer coisa que roube sua atenção: facebook, pinterest, sites de humor, ou qualquer outra coisa que te atrapalha (dá pra personalizar o tempo e a lista). Gostou? Clica aqui pra instalar então.

Se você quer conquistar algo que nunca teve, vai ter que começar a fazer coisas que nunca fez“. É isso. Desabafei.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: