TPM aqui não!

Péssimo-humor, brigas, carência, instabilidade emocional e choros sem razão. Quem nunca? A bendita da TPM assombra todo mês e a gente ainda não sabe conviver.

São, aproximadamente, 150 (CENTO E CINQUENTA, entendeu?!) os sinais que anunciam a chegada da menstruação. Claro que eles são variáveis de mulher pra mulher, mas no geral estão ligados aos estímulos sensoriais, transpiração, acne, cansaço, apetite, insônia, palpitação, tremores, diminuição do desejo sexual, dores articulares e indecisão. Imagine quando um ou mais deles se juntam aos sintomas clássicos — inchaço, irritabilidade, dor de cabeça.

Calma! Dá pra controlar esse turbilhão de coisas com a alimentação. É isso aí mulherada, tem solução! Dê uma olhadinha nas dicas e diga adeus pra esse mal.

+ Líquidos

As alterações hormonais que ocorrem nessa fase provocam retenção de líquido pelo corpo, dando a sensação de inchaço (edema). A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros), nessa fase são altamente recomendáveis para diminuir essa sensação. Esse edema também é responsável pelas dores nas mamas, inchaço nas mãos e nos pés e alterações no apetite.

+ Cálcio

O nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6. O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo, sorvete (prefira as versões desnatadas ou semi-desnatadas, que são menos gordurosas). Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu (queijo de soja) também são ricos nesse nutriente. Já a vitamina B6 é encontrada nas carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja.

O tal chocolatinho nosso de todo dia

A deficiência de magnésio no organismo, que durante a TPM parece estar baixo nas hemácias, reduz a secreção de insulina induzida pela glicose, levando a compulsão alimentar. Por isso a vontade irresistível de comer chocolate, já que esse alimento é relativamente rico em magnésio. Mas, não só no chocolate podemos encontrar o magnésio. Então para manter o bom humor e a boa forma, substitua o chocolate por vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. (Se a vontade de comer chocolate persistir, dê preferência para os amargos).

O fígado

O fígado é super importante para regularizar os índices hormonais desse período. Se ele estiver cheio de toxinas, a fabricação das substâncias essenciais fica comprometida. Para fazer uma boa faxina no fígado, inclua alimentos ricos em enxofre (alho, cebola, alho-poró, cebolinha e também aqueles da família dos crucíferos, como brócolis, repolho, couveflor, nabo, agrião e alcachofra).

Remédios naturais

Se você se sente… Inclua na dieta…
Ansiedade, irritabilidade, agressividade Vitamina B6 (feijão, carnes magras, batatas, verduras), vitamina E (azeite de oliva, gema de ovo, óleo de soja e girassol), fibras (aveia, maçã, laranja, leguminosas) e triptofano (castanha-do-pará, aveia)
Apetite por doces, fadiga, dor de cabeça Magnésio (folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja e tofu, cereais integrais, damasco, abacate, melão), vitamina B6 (veja alimentos acima), zinco (carnes, fígado, ostras) e vitamina C (laranja, limão, acerola, tomate)
Retenção de líquidos Magnésio, vitamina B6, potássio (água-de-coco, banana, linhaça)
Cãibra, dor nas pernas, cansaço Potássio (banana e batata), cálcio (leite, queijos, feijão)
Depressão Os especialistas acreditam que não se trata de carência de nutrientes. Deve-se investigar uma possível intoxicação pelo metal chumbo.

Sobreviva!

  • Reduza a ingestão de cafeína e álcool
  • Diminua o sal dos alimentos
  • Consuma alimentos ricos em cálcio
  • Faça exercícios aeróbicos (reduz as cólicas e melhora o humor)
  • Acupuntura (menos estresse e menos cólicas)
  • Adicione cereais integrais à dieta

E sim, eu estou de TPM.

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: